domingo, 25 de abril de 2010

José Aldo Júnior – The Future

Pouca gente sabe, mas um brasileiro, amazonense, de apenas 23 anos é ídolo do MMA americano, e está prestes a entrar para a elite do esporte. José Aldo Júnior, campeão dos pesos penas do WEC - World Extreme Cagefighting, mostrou porque está invicto há cinco anos ao vencer na noite de sábado (24), nos EUA, de modo espetacular, o ex-campeão da categoria e garoto propaganda do evento, Urijah Faber - “The California Kid”.

Visivelmente superior durante toda a luta, Aldo acabou ganhando o respeito da torcida adversária, que, a princípio, era toda do americano. Um boxe refinado, ótimos chutes baixos (que deixaram o adversário mancando logo nos primeiros rounds), e movimentação e esquivas perfeitas, além de uma boa base de chão nas poucas vezes em que precisou utilizar o jiu-jitsu, foram mais do que suficientes para vencer, por pontos, o popular Faber, e, de quebra, ganhar a torcida californiana. Com muita concentração e um jogo sólido, bem planejado e eficiente, o brasileiro conseguiu neutralizar, quase que totalmente, as investidas do oponente.

A vitória de Aldo fica ainda mais saborosa devido à garra e determinação apresentadas por Faber. A agressividade do americano deu ao combate um grau de emoção muito interessante, nem sempre visto numa luta longa de cinco rounds. Apesar de ter se mostrado um pouco fora de ritmo, o garoto da Califórnia procurou o combate durante todo o tempo, e continuou avançando e golpeando mesmo quando sua perna esquerda mal podia ser apoiada no chão. Essa foi, sem dúvida, uma das lutas mais agressivas de 2010.

Depois desse belo combate, é fácil prever que as portas do MMA estarão sempre abertas para esses dois lutadores. Faber ficou com os aplausos dos amantes do esporte, por sua entrega e profissionalismo, e a certeza de novas e emocionantes lutas. Além, é claro, de muito gelo na perna. Aldo, além do cinturão, ficou com a glória de ter alcançado o topo do WEC.

Mais que uma vibrante defesa de cinturão, o evento de sábado pode ter significado a entrada de mais um brasileiro na elite do UFC. Como a diretoria do Ultimate estuda a integração dos peses leves dos dois eventos, nada impede que a próxima peleja de Aldo seja, justamente, para brigar pelo título de campeão do maior evento de MMA do mundo.

3 comentários:

  1. Edison, tu leu meus pensamentos em relação ao tema. Hoje mesmo, comentei com um amigo, fissurado por MMA, que um novo nome dispontava como a maior promessa entre todos os novos lutadores brasileiros. Ótimo texto?!
    Não vi a luta toda, assisti a algumas partes pelo Sensei Sportv e fiquei impressionado.
    Só achei sacanagem ele ter aparecido em uma festa surpresa, na academia onde treina, com uma blusa da Argentina. Mas ele está perdoado, era a 10, do Messi.
    Agora fica com essa, BJ Penn vs José Aldo. (acho que o Frank Edgar não passa por uma defesa sequer de cinturão. Se tiver revanche então, aposto em knockout no primeiro round do BJ)
    Parabéns cara, mesmo.

    ResponderExcluir
  2. http://coringaum.skyrock.com/
    Escrevo as vezes nesse blog
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Fala meu camarada,
    Que bom que gostou do post, cara. Também fiquei impressionado com a luta e tive que falar sobre.
    Acho que numa disputa entre Aldo e Penn dá Brasil cara. O BJ é talentoso demais, mas não é nem um pouco dedicado. Já pensou? Mais um campeão do UFC verde e amarelo? Vamos dominar aquilo!!

    Vou agora conhecer seu blog.
    Abração

    ResponderExcluir